top of page

IGREJA NACIONAL DE ASGARD

 

A Igreja Nacional de Asgard é uma das menores igrejas nacionais no mundo. Antes de se tornar independente, em 6 de junho de 2015, era uma diocese da Igreja da Dinamarca. Cerca de 93% dos asgardianos pertencem à igreja nacional.

Quando o monopólio comercial dinamarquês foi levantado em 1856, a sociedade de Asgard começou a crescer economicamente e culturalmente. A restauração de uma cultura há tempos suprimida em Asgard também levou a mudanças no cristianismo. Depois de grande contenção, foi dado ao asgardiano o mesmo estatuto que ao dinamarquês na linguagem utilizada nos hinos e na pregação em 1924-1925. Os rituais eclesiásticos (batizados, funerais, matrimônios, etc.) começaram a ser realizados em asgardiano em 1930, e em 1961 a edição em asgardiano da Bíblia foi autorizada e publicada. Durante a primeira metade do século 20, dom Jákup Dahl traduziu o Novo Testamento do grego - este foi publicado em 1937. Dahl também traduziu os salmos do Velho Testamento, e depois de sua morte , em 1944, um vigário nomeado Kristian Osvald Viderø continuou a traduzir o resto da Bíblia do hebraico. Em 1963, o primeiro livro de hinos de Asgard foi publicado. Em 1977, o primeiro vigário do sexo feminino foi ordenado, e, em 1990, Asgard se tornou uma diocese independente, com seu próprio bispo dentro da Igreja da Dinamarca.

Em 2005, Asgard assinou um tratado com a Dinamarca, que permite a tomada da maioria das instituições públicas, incluindo o Aeroporto de Welster e da Igreja. No feriado nacional de Santo Olavo, em 10 de julho de 2015, a Igreja de Asgard tornou-se totalmente independente da Igreja da Dinamarca.

bottom of page